A equipe Dendê desenvolveu uma aplicação mobile para reduzir o desenvolvimento e alastramento de incêndios em áreas florestais, além de diminuir as consequências trazidas pelo fogo. O aplicativo tem como principal funcionalidade alertar os riscos de incêndios, os focos nas proximidades e suas trajetórias. O projeto é importante para proteção de áreas florestais e segurança da população que vive em áreas de grande incidência de incêndios florestais. Ele captura dados de satélites geoestacionários e software de previsão de impacto econômico e os utiliza para monitorar as áreas de focos e possíveis focos de incêndio, alertar nas proximidades e exibir como a consequência dos incêndios impactam na natureza e na economia.
A equipe escolheu esse desafio devido a severidade de danos causados por incêndios florestais no ano de 2020. Causando um prejuízo à fauna e flora jamais visto antes na história e gerando inúmeros dados à qualidade do ar nas áreas de grave expansão dos incêndios.
No desenvolvimento da idealização do que o nosso projeto poderia se tornar e para quem ele seria útil, resolvemos nos atentar em quem é diretamente afetado por esses incêndios e à partir disso, estruturar em como nós poderíamos construir algo que supra as necessidades dessas pessoas, para ela se preparar e se estruturar caso haja um incêndio na proximidade.
Na estruturação do nosso projeto, decidimos fazer um protótipo interativo. Para sua realização, utilizamos a ferramenta: Adobe XD. Por conseguinte, para estruturar as tecnologias do nosso projeto, estudamos os satélites fornecidos pelo site https://earthdata.nasa.gov e fizemos também um vasto uso do Google para obter as informações necessárias para a viabilidade da aplicação.
Problemas que o time precisou enfrentar durante a construção do projeto foi: em como trazer inovação para ele; como criar um produto a partir desse tema, sendo ele uma aplicação mobile; como tornar essa aplicação viável, atraente, acessível e diferenciada. Outra dificuldade que tivemos foi: como utilizar e fazer melhor uso dos dados fornecidos sobre os satélites e softwares que decidimos usar no nosso projeto. Em contraponto, nossas conquistas se sobressaíram muito mais. Uma conquista marcante para equipe foi: um excelente trabalho e colaboração para realização do projeto, sendo que não nos conhecíamos previamente, o que poderia ser um desafio, surpreendentemente não foi, já que conseguimos ter afinidade de maneira rápida. Outra superação que tivemos foi a impossibilidade de contato pessoal, isso poderia ser um fator determinante para o fracasso do nosso projeto, mas conseguimos sem dificuldades maiores desenvolver um projeto o qual acreditamos, de maneira satisfatória e eficaz.
A equipe Dendê fez a utilização de dois Satélites Geoestacionários e um Software de Previsão de Impactos Econômicos. Todas as informações foram provenientes de: https://earthdata.nasa.gov.
Escolhemos Terra and Aqua como um dos satélites pois, ele nos fornece dados de:
Escolhemos Soil Moisture Active Passive (SMAP) como um dos satélites pois, ele nos fornece dados de:
Escolhemos BenMAP-CE como software pois, ele nos fornece dados de:
Satélites: https://earthdata.nasa.gov
Software: https://www.epa.gov/benmap/how-benmap-ce-estimates-health-and-economic-effects-air-pollution
Pitch: